BEM VINDO AO BLOG MARCAS DA IDADE E AO PROJETO VALORIZANDO IDOSOS


Esse BLOG é voltado para os idosos se informarem sobre diversos assuntos e é uma forma para a sociedade se deparar com a importância do idoso. Confira as postagens e comente, que será de grande ajuda.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

As sinceras desculpas e o retorno da rotina e as maravilhosas experiências que 3 meses de visitas à asilos nos premiaram



Caros amigos,

Desculpem-nos,  pelo  tempo em que o blog ficou desatualizado, mas foi por um justo motivo. Utilizamos esse período  para realizar as visitas em instituições asilares,  essas que ocuparam o nosso tempo pelos últimos meses e nos encheram de maravilhosas experiências e proporcionaram uma maior integração, sem contar a informação recolhida sobre essa classe marginalizada e completamente esquecida pela sociedade, os idosos. Agora, daremos um breve acompanhamento do que vivenciamos neste ambiente.
Os asilos em geral, são ambientes de extrema tristeza e conformismo, onde as atitudes e desejos, são obrigados a se adaptarem a uma rigída e manipulavél disciplina, sem contar, que os idosos são levados a aceitarem de forma lenta, mas eficaz a condição de inutéis perante toda e qualquer ação.
Durante as visitas, tentamos reverter essa situação, e obtivemos conhecimento do quanto o nosso projeto era importante para quebrar o cotidiano e proporcionar momentos de descontração e integração entre os internos. Além de, reconhecer mos as qualidades e emocionarmos com a história de superação e os dramas de muitos dos idosos que participaram ativamente e fielmente da aplicação do mesmo.
Desejamos que,  as visitas  promovessem aos idosos a criação de ambientes propícios para o desenvolvimento de laços de amizade, entretanto constatamos que diante da realidade deles, muitos acabam desenvolvendo amizades por conveniência, para não sofrerem com a solidão. Diante dessa constatação, trabalhamos a favor do fortalecimento desses, e também da criação de novos, da resolução de intrigas e discórdias e a questão de liberdade de expressão.
Uma das atividades realizadas, era a pintura em guardanapos, a partir da criatividade deles, muitos pareciam crianças sujando as mãos, sentiam-se importantes e faziam suas artes.
Enfim, as visitas foram entremeadas por sorrisos, lágrimas e muita diversão, fortalecimento de laços, e desenvolvimento e motivação pessoal e coletiva. Por aqui acaba o relato das visitas, eu recomendo a todos que pelo menos uma vez por mês possa preparar uma atividade para aplicar num asilo. Podem apostar, se você for uma vez, não se arrependerá e vai querer retornar sempre, sem contar o apego seu com os idosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário