BEM VINDO AO BLOG MARCAS DA IDADE E AO PROJETO VALORIZANDO IDOSOS


Esse BLOG é voltado para os idosos se informarem sobre diversos assuntos e é uma forma para a sociedade se deparar com a importância do idoso. Confira as postagens e comente, que será de grande ajuda.

domingo, 26 de junho de 2011

ANIMAIS TAMBÉM ENVELHECEM

Os saudosos companheiros de todos os dias, os animais, nossos melhores e mais fiéis amigos, também envelhecem e sofrem com isso. Muitas vezes nem reparamos, pois eles demonstram a mesma felicidade de antes, mais com menos vigor.
As marcas da idade para eles, não somente está visível em sua aparência, mas no seu comportamento, no modo de nos olhar. Suas forças a cada dia acabam um pouco. Dormir, que antigamente era raro vermos, agora se torna rotina, as pernas que corriam nos acompanhando, agora mal sustenta um corpo fragilizado. Olham-nos como se fosse a última fez. Os momentos de alegria se tornam raros e contagiantes e os de dor nos entristecem, nos atingindo mais pesadamente do que neles próprios.
Mas algum dia, a hora da despedida se aproxima, muitos deles fogem, para não vermos o último suspiro, para poupar-nos das suas últimas horas de sofrimento, mas de algum modo sentimos a hora em que perderemos para sempre nosso grande amigo no plano terreno somente. Pois em nossos corações, a chama que a presença deste acendeu nunca se apagará, somente ganhará lenha para queimar eternamente.
As lembranças de quando eram filhotes e necessitavam da nossa ajuda, a cada dia se mostrará mais presente na nossa rotina, dando aquela saudosa nostalgia.
Pensando nesses sentimentos que a fotografa norte-americana Isa Leshko voltou às lentes de sua câmera, para nossos companheiros em sua fase terminal de vida, não na fase de filhotes onde tudo é belo, mas sim nos pequenos detalhes, que transbordam sentimentos, que é o processo de envelhecer, onde o nosso apego por eles são fortalecidos.
Olhe cada imagem e reflita. Pense no seu animal de estimação, valorize-o a cada segundo,  se pergunte o papel dele na sua vida. Lembre-se que nessa fase, eles necessitam tanto da gente, assegure uma boa qualidade de vida e bem-estar. A fase de curiosidade de quando era filhote passou, as forças da maturidade também, agora é o momento que você é essencial para ele, ele está extremamente carente, não deixe-o pensar que você abandonou-o nesse processo, assim você conseguirá criar uma ligação eterna entre você e seu animal. Abaixo as imagens:
RED, mais de 14 anos

BLUE, 19 anos


HANDSOME ONE, 33 anos

PUMPKIN, 28 anos
TERESA, 13 anos
ROOSTER, idade desconhecida

MARINO, 5 anos 
Como o blog fala de pessoas idosas, abaixo uma bela demonstração de amor e carinho, de um idoso no seu animal de estimação, onde um supre a carência do outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário